Radiologia dentária e processamento de imagem digital

O uso da radiografia dental é crucial para o diagnóstico de várias condições. Esses filmes são uma parte vital do tratamento odontológico e são usados para determinar o nível de doença, anormalidades e ossos restantes após a extração de um dente. O dentista deve seguir as diretrizes da ADA e os padrões federais e estaduais e deve documentar os tipos de radiografias e descobertas clínicas. Além disso, os dentistas devem revisar todos os riscos possíveis de radiografia dentária antes de administrar qualquer procedimento.

A imagem de diagnóstico moderna usa processamento de imagem digital para melhorar o atendimento ao paciente. As imagens digitais podem incluir radiografia intra-oral, radiografia panorâmica, radiografia de crânio-sinus e CT.O DICOM é um formato de dados universal usado para imagens e armazenamento de imagens médicas. Várias aplicações de imagem odontológica usam o dicom v.3. O DICOM V.3 também inclui formatos de dados específicos dentários, como JPEG e Bitmap. Imagens dentárias são feitas com diferentes métodos de imagem, incluindo radiografia dental, CBCT e ressonância magnética.

A melhor maneira de ver imagens dentárias é usar um monitor de alta resolução com uma alta luminância máxima. As melhores configurações de exibição de imagem correspondem à sensibilidade do contraste do olho humano. Para conseguir isso, calibre seu monitor com uma parte 14 ou GSDF padronizada. A radiografia dental é um campo em rápida evolução, e os avanços no design do computador podem tornar impossível ler imagens de diagnóstico no futuro. Portanto, se você é um profissional de odontologia, precisará comprar um monitor de alta qualidade e obter um sistema de radiografia dental digital de boa qualidade.

Os relatórios de radiologia dentária devem ser precisos e fáceis de ler. Idealmente, os radiologistas dentários usarão a DiCom Removable Media (DCM) para trocar relatórios de imagens digitais entre hospitais e práticas. Isso ajudará a evitar erros e manter o investimento em imagens dentárias em imagens digitais. Além disso, um DRM pode ser usado para trocar relatórios radiográficos entre duas práticas, para que as informações possam ser transferidas de maneira fácil e segura. Além de fornecer informações precisas e atualizadas, um sistema compatível com DICOM minimizará os tempos de espera do paciente.

Um dos usos mais comuns e importantes da radiografia dental é para diagnóstico e tratamento da reabsorção dentária. No caso de lesões do tipo 2, é importante tomar raios-X. As lesões tipo 2 são difíceis de extrair e podem exigir extração, mas não requerem infecção endodôntica. Nesses casos, uma amputação da coroa pode ser indicada. Para outros casos, a amputação da coroa não pode ser recomendada, incluindo a lucência periapicais e a perda de apego periodontal.

Outro uso para radiografia dental é o diagnóstico de infecções. Embora seja raro ver dentes fraturados sob a linha da gengiva, esse problema é comum em adultos. Após os raios X revelam a presença de infecção endodôntica, é indicada uma extração cirúrgica. A extração cirúrgica aliviará a dor e eliminará a infecção. Um dente que não está infectado pode ser deixado no local se não for possível reabsorção/anquilose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *